O que é Triptofano? Pra que serve Triptofano?

O que é Triptofano?

É um aminoácido essencial, muito importante para o nosso organismo, mas, infelizmente, não o produzimos de forma natural.

Encontrado naturalmente em proteínas animais e vegetais, triptofano é importante para o desenvolvimento e funcionamento de muitos órgãos no corpo.

Depois de absorvido o triptofano converte para 5-HTP (5-hidroxitriptofano) e em seguida para serotonina, melatonina e vitamina B6.  A serotonina é um neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar. A melatonina é importante para sono e vitamina B6 é essencial para o metabolismo energético.

Veja como o Triptofano pode ajudar?

Sentir-se  bem, dormir melhor, combater o envelhecimento ou até mesmo dores, essas são algumas das vantagens que a serotonina oferece, porém, sem uma dose certa de triptofano nada disso seria possível, já que ele é o precursor desse neurotransmissor.

E também estudos já mostraram que a tristeza, déficit de atenção e ansiedade podem estar relacionados a falta de triptofano no corpo.

E muitas pesquisas também apresentam que baixo nível de triptofano e serotonina estão relacionados diretamente a algumas doenças emocionais, como depressão e transtorno de ansiedade.

Alguns efeitos causados pela falta do aminoácido são:

  • Insônia
  • Baixo estima e astral
  • Problemas cognitivos: falta de atenção e falhas de memória
  • Fraqueza e cansaço físico
  • Menor sensação de ansiedade
  • Estresse

Pra que serve o Triptofano?

  • Transtorno disfórico pré-menstrual.
  • Auxílio em indivíduos que querem parar de fumar.
  • Quando o mesmo é utilizado junto ao tratamento convencional.
  • Transtorno de déficit de atenção.
  • Problemas com funções mentais no envelhecimento.
  • Depressão.
  • Tratamento de problemas de sono.
  • Transtorno afetivo sazonal.
  • Tratamento para apneia.
  • Ansiedade.

Quais alimentos possuem Triptofano?

Existem alguns alimentos que ajudam a melhorar o nível de triptofano, uma vez que, o organismo não produz a substância naturalmente.

Veja alguns desses alimentos que estão a nossa disposição:

  • Abacate
  • Banana
  • Cereja
  • Castanhas
  • Feijão
  • Amendoim
  • Lentilhas
  • Grão de bico
  • Sementes de abóbora ou de girassol
  • Soja
  • Amêndoas
  • Pistache
  • carnes vermelhas
  • Aves
  • Peixes
Então, para aumentar a produção de triptofano é importante ter uma dieta balanceada consumindo os alimentos listados acima.
No entanto, pode ser necessário alguma suplementação, então,  caso seja recomendação médica, é possível tomar o triptofano em forma de cápsula.

Mas atenção existe algumas contraindicações, como por exemplo, mulheres grávidas e que estão amamentando não devem tomar suplementos de Triptofano.
Então sempre consulte sempre o seu médico e/ou nutricionista.


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Comentários

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